‘Casos de família’ em Alice Munro: uma breve leitura da prosa curta da escritora canadense e Prêmio Nobel de Literatura de 2013

por Renato Renato

Acerca de um “retrato de cidadezinha” fabulado por Alice Munro no livro de contos “O amor de uma boa mulher”. Uma obra que expõe a escritora canadense, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura de 2013 como uma notável da chamada prosa curta contemporânea. Em seus contos, Munro retrata um mundo vinculado ao Canadá. Mesmo quando cidades consideradas maiores – Toronto, Vancouver, Quebec etc – surgem nas histórias contadas, é o recorte típico de cidades menores ou de realidades provincianas que vai determinar os perfis de personagens e suas realidades humanas.

O olhar predominante das narrativas – enquanto um dado conjunto – vislumbra espaços em que (se) destacam casos de família constituídos por perspectivas intimistas, como aqueles realçados nos contos “Salve o ceifador” e “Antes da mudança”.

No primeiro conto, temos a história de uma avó (Eve), uma mãe/filha (Sophie), dois netos/crianças (Philip e Daisy) e o pai/genro (Ian). Enquanto a avó mora em Ontário, no Canadá, o casal e as crianças moram na Califórnia, nos Estados Unidos. A narrativa gravita em torno da avó, que recebe a filha, o genro e os filhos para três semanas de férias de verão em solo canadense.

Já em “Antes da mudança”, nos deparamos com uma carta escrita por uma mulher de um pouco mais de 20 anos, produzida com a morte do pai, um médico de uma cidade pequena, a quem visitou depois de sua volta à mesma cidadezinha, após sair para estudos universitários e com quem esteve em momentos que antecederam um enfarte seguido de morte.

Em ambas as narrativas, e não em raras citações diretas, a expressão cidadezinha ganha relevo no texto da ganhadora do Nobel de Literatura, que com uma linguagem simples e ao mesmo tempo envolvente faz de um “retrato literário de localidade” uma expressão artística maior na contemporaneidade.

______

Sobre o autor da resenha:

Renato Renato é jornalista, editor e colaborador do blog Pró-Leitura.

Para ajudar a construir o acervo da Biblioteca Alisson Zonta, clique aqui.

Curta a página da Biblio Alisson Zonta no Facebook, clicando aqui.

20140120_0944142
Capa de livro/Reprodução
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s