Romance inacabado de José Saramago será publicado em outubro, anuncia editorial de revista digital

PROLEITURA DE SÁBADO Romance inacabado de José Saramago será publicado em outubro, anuncia editorial de revista digitalDa Redação

11/8/2014 – O romance inacabado do escritor português José Saramago, intitulado “Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas”, será publicado em outubro, conforme anúncio feito no final de julho pela revista digital Blimunda, no seu editorial. “São poucos capítulos, mas o tema fica claro, o texto tem unidade”, explicou à imprensa portuguesa Pilar Del Río, tradutora para espanhol da obra do Nobel português.

Os primeiros capítulos do romance incluem notas que o autor fez quando o começou a escrever. “Neles, José Saramago antecipa o andamento e o desenlace da história que pretendia contar”, afirmou em comunicado a Fundação José Saramago.

“Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas” é anunciado como um título inspirado em versos de Gil Vicente; tem como protagonista o funcionário de uma fábrica de armas que vive um conflito moral decorrente de seu trabalho. O livro será publicado simultaneamente em português, italiano, espanhol e catalão, na Europa e na América, adianta a Fundação, que tem sede na Casa dos Bicos, em Lisboa.

Saramago, falecido em junho de 2010 na ilha espanhola de Lanzarote, publicou, entre outras obras, “A Jangada de Pedra”, “Levantados do Chão”, “O Homem Duplicado”, “Ensaio sobre a Cegueira” e o romance inicial “Clarabóia”, editado postumamente, em 2011. O autor foi distinguido com vários prémios nacionais e internacionais, como o Grande Prémio de Novela e Romance da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Camões e o Nobel da Literatura, em 1998.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s