Universo das Letras perde dois de seus grandes nomes nacionais: João Ubaldo Ribeiro e Rubens Alves

Imagem de reprodução
Imagem de reprodução

Da Redação

22/7/2014 – O escritor João Ubaldo Ribeiro morreu na madrugada da última sexta-feira (18), aos 73 anos, em sua casa no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, vítima de embolia pulmonar. Baiano radicado no Rio, ele ocupava, desde 1993, a cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras.

Autor de livros que buscaram reinterpretar o Brasil, seguindo a tradição de Jorge Amado, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, Ribeiro tem como principais obras, livros que se tornaram clássicos da moderna literatura brasileira. Entre eles, os romances “Sargento Getúlio” (1971) e “Viva o Povo Brasileiro” (1984), pelos quais ganhou o Prêmio Jabuti. Diversas obras do autor foram traduzidas para idiomas como inglês, alemão, espanhol, francês e italiano.

Um dia após a morte de João Ubaldo Ribeiro, morreu o escritor Rubem Alves, de 80 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos, segundo o Centro Médico de Campinas (SP).

Além de escritor e pedagogo, Rubem Alves era poeta, filósofo, cronista, contador de histórias, ensaísta, teólogo, psicanalista, acadêmico e autor de livros para crianças. É considerado uma das principais referências no pensamento sobre educação e tem uma bibliografia que conta com mais de 160 títulos distribuídos em 12 países.

O blog Pró-Leitura presta o seu registro de singela homenagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s