Antonio Cândido, sociólogo, crítico literário e ensaísta renomado indica 20 livros fundamentais para quem deseja conhecer o Brasil

Imagem de reprodução
Imagem de reprodução

Da Redação

16/4/2014 –

“Quando nos pedem para indicar um número muito limitado de livros importantes para conhecer o Brasil, oscilamos entre dois extremos possíveis: de um lado, tentar uma lista dos melhores, os que no consenso geral se situam acima dos demais; de outro lado, indicar os que nos agradam e, por isso, dependem sobretudo do nosso arbítrio e das nossas limitações. Ficarei mais perto da segunda hipótese”.

As palavras (texto de abertura) são atribuídas ao sociólogo, crítico literário e ensaísta Antonio Candido, em artigo publicado originalmente na edição 41 da revista Teoria e Debate (com blog da Boitempo) e republicado pelo site Folha Social.

Na publicação, Candido indica 20 livros fundamentais para conhecer o Brasil; entre eles, Raízes do Brasil (1936), de Sérgio Buarque de Holanda, O povo brasileiro (1995), de Darcy Ribeiro, Casa grande e senzala (1933), de Gilberto Freyre, e Colônia (1942), de Caio Prado Júnior.

A lista completa das obras pode ser vista AQUI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s