Contos do escritor Monteiro Lobato voltam em volume único, destaca crítico de jornal em texto de resenha

Imagem de reprodução
Imagem de reprodução

Da Redação

2/4/2014 – A manchete faz referência a “Contos Completos”, que a Biblioteca Azul (selo da editora Globo) lançou no final do último mês de março. O volume reúne os quatro livros de contos que Lobato publicou em vida: Urupês, em 1918, Cidades Mortas (1920), Negrinha (1922) e O Macaco Se Fez Homem (1923). “São textos em que ele comprova não ter se influenciado pelo clima de reforma que marcava os autores do Rio de Janeiro, tampouco se entusiasmado pelas ilusões da Semana de Arte Moderna de 1922, que encantou a jovem burguesia paulistana”, assinala o crítico Ubiratan Brasil.

Publicada no jornal O Estado de S. Paulo, Ubiratan Brasil destaca a figura de Lobato associada a uma “personalidade de múltiplas facetas, movido por sonhos e utopias”. Segundo o crítico, Monteiro Lobato era um homem que tomava partido sobre todos os assuntos polêmicos de sua época, defendendo suas posições em cartas e artigos que publicava na imprensa, sobretudo no Estado. E sua paleta de opiniões variava na composição, da defesa da manutenção do petróleo brasileiro a críticas de arte, cuja contundência o credenciava como um dos mais respeitados observadores de artes plásticas da época.

A resenha da publicação ainda traz o prefácio de Contos Completos, assinado pela professora Beatriz Rezende. No texto, ela atenta para a importância pictórica também em sua escrita. Citando uma passagem da obra Um Jeca nos Vernissages (Edusp), de Tadeu Chiarelli, ela observa que é possível identificar “os princípios da estética de Lobato, princípios estes que se estendem das artes visuais à literatura, na intenção de formalizar um programa naturalista-nacionalista para a arte brasileira”.

A íntegra da resenha pode ser consultada AQUI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s