‘Um quarto de légua em quadro’ – Um pouco de cultura e ficção sul-rio-grandense, por Mário Rodrigues

Romance de estreia de Assis Brasil
Romance de estreia de Assis Brasil

Por Mário Rodrigues**

16/11/2013 – A biografia de Luiz Antônio de Assis Brasil, popular Assis Brasil, traz em sua carreira de escritor o romance “Um quarto de légua em quadro”; trata-se de sua obra romanesca de estreia, lançada na 32ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 1976.

Em síntese, o romance se atém à composição literária do período de 1752-1753; um retrato de época ficcionalizado, diga-se. Obra que pode ser vista como uma espécie de tentativa de recuperação discursiva dos primórdios de povoamento açoriano do Rio Grande do Sul.

O romance é escrito em forma de diário pelo médico Gaspar de Fróis, cujo ponto de vista discute as raízes e a gênese da civilização que ganharia notoriedade pela cultura sul-rio-grandense.

Em “Um quarto de légua em quadro”, o drama pessoal de Gaspar se funde ao drama coletivo; sem o desejar, o médico torna-se cúmplice e partícipe de fatos que nunca desejou houvessem acontecido. É a principal imagem propagada pela leitura deste romance.

É uma obra para se ler mais pelo interesse de conteúdo, apesar de incluído na categoria de ficção, do que propriamente pelo aspecto formal.  Romance constituído de um formato de diário… não nos parece um texto que esteticamente possa empolgar como a leitura de um romance como “Cães da Província”, do próprio Assis, obra com mais cara de romance propriamente dito.

“Um quarto de légua em quadro”. Um bom pretexto para se entender um pouco da cultura do Extremo-Sul. Há na obra, inclusive, traços de fala que apresentam já no “século 18 ficcionalizado” passagens que atribuem ao “paulista” o sinônimo carrasco dos sulinos e oferece ao gaúcho um topete de estancieiro.

** Mário Rodrigues é jornalista aposentado e colaborador do blog Pró-Leitura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s