Mário Rodrigues: Chatô, o maldito? Chatô, o gênio? A história de Chatô, o chamado ‘Rei do Brasil’

chato
Ilustração/Reprodução

Por Mário Rodrigues**

26/10/2013 – De gago na infância a dono de um império de comunicação jamais produzido no Brasil; entre jornais, revistas, emissoras de rádio e TV. Um excêntrico, um visionário, um repórter de ousadas entrevistas.

Um autodidata, um polêmico da silva. Um apaixonado por Artes. Um jornalista boca suja, um ambicioso. Um abestado contraditório, uma cabeça de advogado. Um grande canalha, um político jogador. Um pulha, fila da mãe desgraçado! – no dizer de seus muitos desafetos colecionados em vida.

Tratemos de Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, o Assis Chateaubriand ou Chatô. “Chatô pacas”. Chatô, como cravar-lhe um adjetivo em específico? Chatô, o maldito? Chatô, o gênio? É difícil captar um contorno só sem pinça-lo como uma cara pálida sem precedentes na Terra Brasilis.

Imprescindível registro de vida para se compreender parte importante de nossa história política e midiática. Isso, nosso presente deve muito a Chatô. Está tudo isso ou tudo isso está de alguma forma em “Chatô, o Rei do Brasil”, obra de Fernando Morais.

Aqui, uma lembrança de releitura sem o cabimento de crítica corrosiva. Praticamente um documento histórico, um bom trabalho jornalístico. Um livro de muitas páginas ! ? – perguntará @ mais assustad@ de plantão. Quêêê…?

Mas que importa o número de páginas para a leitura de um livro fundamental?

É ler, ler ou reler a obra, e depois se sentir menos órfão de maldade ou quem sabe sentir os olhos minguados a tombar para um presente, e se deparar com a cruel sensação de que a vida SEM chatôS é (de) uma baaaita chaaatice.

** Mário Rodrigues é jornalista aposentado e colaborador do blog Pró-Leitura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s