Biblioteca Comunitária ‘Alisson Zonta’ será palco do lançamento de mais um importante livro

Divulgação/Reprodução
Divulgação/Reprodução

Do editor

[Atualizado às 17h 50 de 18/10/2013] A Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, localizada junto ao complexo esportivo “Dojô – Cidadão do Futuro”, no bairro São Miguel, em Fraiburgo, será espaço de celebração do lançamento do livro “Juventude: Protagonismo e Religiosidade”, do escritor Gilberto Tomazi. O evento está programado para o horário das 20h do dia 22 de outubro.

Será a segunda vez que a Biblioteca, inaugurada no dia 17 de maio deste ano, vai receber um evento do porte. Na mesma data de seu início foram prestigiados os lançamentos dos livros “Biversos – A união de dois universos poéticos!”, de Eduardo Bechi (maio 2013) e Douglas Mateus Mello, e “Nem Fanáticos, nem Jagunços – Reflexões sobre o Contestado (1912 – 2012)”, organizado pelos professores Delmir Jose Valentini (UFFS), Márcia Janete Espig (UFPel) e Paulo Pinheiro Machado (UFSC). Machado, considerado um dos maiores especialistas do conflito do Contestado, este presente em Fraiburgo na época do lançamento.

Conforme informação publicada no blog Esportes em debate, “Juventude: protagonismo e religiosidade” é uma obra pensada a partir do pulsar juvenil do Contestado (1912-1916), uma região do estado de Santa Catarina, campo de conflitos no começo do século XX.

Na sua versão de mística e resistência popular, o Contestado é resgatado como uma referência importante daquela significativa parcela da juventude, outrora violentada e silenciada, que, aos poucos, nos seus descendentes jovens, volta a sonhar, a se organizar e a se mobilizar, de diferentes formas, para construir alternativas possíveis para o seu cotidiano e à sociedade.

A obra procura desvendar heranças culturais e religiosas, incorporar mitos, aspectos históricos, religiosos, existenciais e identitários dos jovens de outras épocas e nações cuja herança se faz, de alguma forma, presente hoje na realidade dos jovens.

Divulgação
Imagem: Divulgação

Sobre o Autor

Natural de Salto Veloso (SC), Gilberto Tomazi é pedagogo, teólogo, doutor em Ciências da Religião. Foi reitor do Seminário de Teologia, coordenador de Pastoral e ecônomo da Diocese de Caçador (SC). Foi assessor das Pastorais da Juventude do Regional Sul IV. É professor universitário desde 2001. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Juventude da FACASC (Faculdade Católica de Santa Catarina). Sacerdote católico, Tomazi ainda atua em Pinheiro Preto (SC) e em Caçador (SC). Com uma centena de artigos em jornais e revistas, é autor de três peças de teatro e dos livros “Mística do Contestado” e “Caminhos de esperança” (organizador).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s